Showing all 5 results

  • As máscaras do mar

    R$ 25,00

    Neste pequeno ensaio, o escritor catalão Rafael Argullol (1949), percorre as imagens e significados do mar na literatura. Evocando obras de Paul Valéry, Herman Melville, Joseph Conrad e Edgar Allan Poe, Argullol propõe uma viagem pela “linha do horizonte” como espaço ideal para compreender as distintas formas de ser. “Há dois tipos de homens”, diz o autor, “os que sonham com aventuras através do mar e os que não. Uns e outros são irreconciliáveis”.

  • Bolaño, Benjamin, Walser. Três ensaios.

    R$ 25,00

    Um homem passeia pelos Alpes suíços, percorrendo aldeias remotas e caminhos campestres na companhia de um amigo. Outro perambula por uma Moscou frenética, em busca de amor, velhos brinquedos e horizontes utópicos. Um terceiro vagueia pela Cidade do México, testemunhando a agonia de sua própria juventude e dos sonhos de sua geração, vivendo uma lenta glória apocalíptica marcada desde o início por uma tonalidade crepuscular. Robert Walser, Walter Benjamin e Roberto Bolaño são os autores que passeiam aqui nesses textos de Cristopher Dominguez Michael que, com excelência e graça, nos leva a transitar junto com eles em suas deambulações pelo feérico século XX. Artífice maior dessa combinação rara – a do resenhista jornalístico que trabalha com a intensidade inquisitiva do ensaio –, Dominguez Michael nos convida aqui a pensar com ele uma questão que, embora antiga, parece ainda fundamental: o que a obra oferece à indagação sobre a vida, a história e a experiência dos autores que com ela se inventam?

  • Pensar a ficção hoje

    R$ 35,00

    A partir da análise de algumas narrativas latino-americanas contemporâneas Luciene Azevedo pensa o lugar da ficção no presente. Em meio a um cenário no qual proliferam “fatos alternativos” e fake news, alguns livros, que fazem um uso intensivo de recursos documentais e autobiográficos, sinalizam ao mesmo tempo as fendas por onde se infiltra a ficção: : na dúvida ou na insuficiência do que está registrado, do que se anota sobre si mesmo ou sobre um outro.

    1a. Edição: 2024

    ISBN 978-65-87785-46-2

    Edição Grampo

    76p.

  • Viagem a Buenos Aires. Dez crônicas inéditas de João do Rio (pré-venda)

    R$ 40,00

    (livro em pré-venda, envios a partir de 25 de novembro)

    O livro Viagem a Buenos Aires. Dez crônicas inéditas reúne dez crônicas publicadas originalmente em 1915 no jornal A Gazeta de Notícias, sob a assinatura de João do Rio. Essas crônicas são fruto da primeira e única viagem do autor à Argentina. Inseridas na tradição dos relatos de viagem, as crônicas de João do Rio procuram equilibrar a análise do contexto político no qual se desenvolve sua visita ao país vizinho com suas pretensões estéticas. A pesquisadora argentina Lucía González foi responsável pela cuidadosa recopilação, transcrição e organização dos textos, além de ter assinado o prefácio “João do Rio, um viajante raro”, no qual aprofunda a análise da obra e do autor.

    Prefácio, organização e notas de Lucía González

    ISBN: 978-65-87785-55-4

    1a. Edição: 2024

    Grampo

    96p.

  • Wilcock ficção e arquivo

    R$ 25,00

    Virou um clichê dizer que “a obra de Fulano é inclassificável”, mas no caso do escritor argentino Juan Rodolfo Wilcock (1919-1978) esse rótulo parece bem acertado. Wilcock viveu entre Argentina e Itália, foi tradutor, crítico literário, ghost writer, e fez uma ponta em um filme de Pasolini. Os títulos de alguns de seus livros denunciam sua peculiaridade, e a fibra jocosa com a qual operou na literatura e na vida: Persecución de las musas menores, Los dos indios alegres, La boda de Hitler y María Antonieta en el infierno. Seu livro mais conhecido, A sinagoga dos iconoclastas, é um convite à invenção por meio de uma coleção de Magister Vitae de inventores. Neste ensaio, Kelvin Falcão Klein visita a Lubriano onde Wilcock viveu em seus últimos anos, e palmilha arquivos em busca de “fatos inquietantes” em torno de um autor que encarnou, discreta e marginalmente, a proposta artística e vital de Marcel Duchamp.